agosto 09, 2012

Olha, vê!

Olha, vê é uma expressão muito usada pelos madeirenses, que, à primeira vista, parece redundante, mas que, interpretada com mais profundidade, revela a necessidade de olharmos e de, em simultâneo, vermos, o que nem sempre, como provavelmente já experimentámos, acontece.
Quantas e quantas vezes olhamos e nada vemos?!
Li, há dias, num artigo publicado na revista “The Economist” que o dono da cadeia de retalho de “lingerie” Victoria´s Secret passava um mês por ano a viajar pelo mundo, vendo o que faziam as outras empresas, em busca de ideias para aplicar na sua.
Vivemos nos Açores demasiado fechados sobre nós mesmos, distantes do mundo, que, muitas vezes, apenas olhamos ao longe e de forma difusa.
Temos de partir em viagem!
Temos de ir conhecer o mundo! Olhá-lo de perto e vê-lo!
Temos de abrir os olhos e a mente, fazendo um esforço para compreender o que os outros fazem e perceber como o fazem. Reflectir sobre a realidade deles e a propósito do nosso quadro de vida. Verificar como podemos aproveitar o que vemos ao serviço dos nossos objectivos e no contexto das nossas das nossas idiossincrasias e limitações.
Finalmente, temos de regressar a casa e partilhar com os nossos concidadãos o que vimos e o que pensámos, agindo.
O que trouxermos do mundo tem de resultar em valor, fruto das nossas capacidades para observar, para pensar, para criar, para inovar e para fazer.
Boa viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário