maio 16, 2013

Turismo?

Theodore Levitt assinou, em 1960 um artigo que foi publicado na Harvard Business Review intitulado “Marketing Myopia”, no qual explicava que as empresas operar em sectores de rápida expansão acabavam sempre por se concentrar exclusivamente no produto, não se preocupando com os clientes, que deveriam ser a sua principal preocupação.

Num tempo como o de agora em que a mudança é a constante, tornou-se vital observarmos esse princípio, uma vez que é a sua concretização que possibilita a contínua adaptação ao mercado de que as empresas carecem para assegurarem a sua sobrevivência no longo prazo.

Há uns dois anos, ao longo da leitura do livro “Setting the Table”, de Danny Meyer, proprietário, entre outros, dos conhecidos restaurantes de New York “Union Square Café” e “Eleven Madison Park”, verifiquei que, contra o que era o meu pensamento, Denny Meyer era empresário na área da hospitalidade e não do sector da restauração.

No decurso de uma estadia no Faial, regressei ao Peter Café Sport, onde, desta vez, tive uns minutos para dar atenção a um painel no qual estão inscritos testemunhos de passantes e viajantes.

Li-o com atenção, lembrando-me de Danny Meyer, porque hospitalidade é o espírito e a atitude que ligam tudo o que nesse quadro está escrito.

Ao terminar a leitura ocorreu-me fazer a seguinte pergunta:

Afinal qual é o nosso negócio?


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