outubro 06, 2013

Um foco diferente

A sociedade, e assim a economia, são sistemas muito complexos onde contam, é certo que com pesos diferentes, todas as variáveis e nos quais temos de atender a todos os pormenores.

As pessoas; as suas competências, as suas atitudes e os seus desempenhos; constituem-se como um importantíssimo aspecto, que em muitos casos determina a frustração de projectos porque, em devido tempo, não fui suficientemente considerado e pensado.

Na preparação de um investimento afectam-se largas horas à preparação das questões financeiras e de engenharia, mas a preocupação com os recursos humanos, surge, apenas, na fase final, quando já só há tempo para contratar o melhor que há em vez do que é verdadeiramente necessário para se produzir a qualidade que assegure a sustentabilidade do projecto.

Se se investe fortemente, como vemos, para ter os aspectos tangíveis da oferta bem adequados aos clientes, por que razão não se afectarão o tempo e os recursos necessários para que os projectos sejam servidos pelas pessoas adequadas, com as atitudes e as competências ajustadas aos clientes que se querem servir?

Faltam-nos, e faltar-nos-ão sempre, infraestruturas e os meios financeiros que poderemos mobilizar para as concretizar são e serão escassos.

Mas não nos faltará, igualmente, aproveitarmos melhor o que temos, concentrando a atenção no aperfeiçoamento da nossa organização, na mudança da atitude com que encaramos os desafios, no enriquecimento das nossas competências e na melhoria do conhecimento que temos sobre os nossos clientes?

Sem comentários:

Enviar um comentário